Assistir Gazeta online Gazeta Esportiva TV online HD

Assistir Gazeta online Gazeta Esportiva TV online HD

Assista a TV Gazeta ao vivo!

TV Gazeta é uma rede de televisão brasileira inaugurada na cidade de São Paulo no dia 25 de janeiro de 1970 pela Fundação Cásper Líbero. A inauguração da emissora se deu no governo do então presidente militar Emílio Garrastazu Médici.

A Fundação Cásper Líbero é uma instituição sem fins lucrativos que administra um vasto complexo de comunicações. Sediada em São Paulo, atualmente reúne a TV Gazeta, a Rádio Gazeta, a Gazeta FM, o diário esportivo eletrônico Gazeta Esportiva (antigo impresso A Gazeta Esportiva), a Gazeta Press, além da Faculdade Cásper Líbero.Assistir Gazeta

Grande sucessos da televisão brasileira passaram pela Gazeta, tais como: Ângela Rodrigues Alves, Ione Borges, Claudete Troiano, Fausto Silva, Serginho Groisman, Astrid Fontenelle, Galvão Bueno, o eterno Fofão Orival Pessini, Eleonora Prado, Mariane Dombrova, Sérgio Mallandro, Joelmir Beting, o ex Palhaço-Bozo Wandeko Pipoka, a ex-Vovó Mafalda Valentino Guzzo, a dupla de palhaços Atchim & Espirro, o palhaço Tic-Tac, a dupla de palhaços Patati Patatá, Zig Zag e Zazá, Heródoto Barbeiro, Cléber Machado, Luís Roberto, Tiago Leifert, Mariana Godoy, Fernando Meirelles, Marcelo Tas, Ratinho, Luiz Carlos Alborghetti e muitos outros.

Década de 1950 e 1960

A história da TV Gazeta confunde-se com a história da televisão no Brasil. Projetada desde a década de 50, teve suas instalações superdimensionadas. Seu prédio é referência na Avenida Paulista. Para fins de conhecimento, a Fundação Cásper Líbero alugou boa parte dos espaços ociosos do prédio, que hoje em dia são habitados por escritórios e transmissores da Rádio Trianon, Mix, Mix TV, salas do colégio Objetivo, e ainda dispõe de cinema (Reserva Cultural) e um teatro. Como se não bastasse, há a pioneira Faculdade Cásper Líbero, as rádios Gazeta AM e FM, e diversas áreas ainda livres. Em 15 de janeiro de 1952, por decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas, o canal 2 de São Paulo foi concedido à Fundação Cásper Libero. Devido à demora da inauguração por questões técnicas, a Fundação Cásper Libero perdeu a concessão do canal 2, passada para as mãos de Assis Chateaubriand, que um ano depois inaugurou a TV Cultura. E foi dada a concessão do canal 11 para a TV Gazeta. Em 1961, o último ato do governo de Juscelino Kubitschek foi tirar da Fundação o canal e passar à TV Continental do Rio de Janeiro. Um dia depois, com a posse de Jânio Quadros e por pressão da Fundação, a concessão voltou às mãos de quem era de direito.

Inauguração

No dia 23 de junho de 1969 era o prazo final para instalação do sétimo e último canal VHF de São Paulo. Às 17h45, a torre de 116 m, no espigão da Paulista, transmitiu seus primeiros sinais e a TV Gazeta foi ao ar experimentalmente. A primeira imagem foi da avenida Paulista ao som de Sá Marina, de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar, na voz de Wilson Simonal.

A TV Gazeta foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1970, aniversário de 416 anos da cidade de São Paulo, com imagens ao vivo da Avenida Paulista e um texto comemorativo, evocando Cásper Líbero, o patrono da emissora. A primeira emissora montada com equipamento para transmissão em cores, teve a primeira unidade para transmissão externa colorida do país.

Foi a primeira emissora a trabalhar com o equipamento de chroma key e implantou no Brasil a câmera lenta e antecipou tendências ao ter produzido e gerado a primeira corrida de Fórmula 1 no país (retransmitida em parceria com a Rede Globo).

Fonte: Wik

Descrição: TV Gazeta é uma rede de televisão brasileira inaugurada na cidade de São Paulo no dia 25 de janeiro de 1970 pela Fundação Cásper Líbero. A inauguração da emissora se deu no governo do então presidente militar Emílio Garrastazu Médici.